Artistas e Curadoras

Ines Linke

Curadora

Pesquisadora e artista. Atua como professora de teoria e história da arte nos cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da​ Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Coordena o grupo de pesquisa Urbanidades, o projeto Bem Comum e forma parte da dupla Thislandyourland. Suas pesquisas teórico-práticas transitam pelos temas: arte e territórios, arte/poder e processos colaborativos. Recentemente integrou as equipes curatoriais das exposições O livro de artista – processos em trânsito (2017- 2019), Ecos do Atlântico Sul (2018-2019) e Nkaringana: objetos e histórias em trânsito (2019- 2020) e idealizou os Ciclos de debates do Intervalo – fórum de arte (2017-2019). Coordenou, na pandemia de Covid-19, junto com Lia Krucken, a residência artística virtual F(r)icções e o curso online Gestos Artísticos em tempos de crise.

Lia Krucken

Curadora

Artista interdisciplinar e curadora. ​I​ntegra os coletivos Insurgências, em Berlim, e Esfinge Coletivo Ancestral, em Coimbra.​ É​​ professora visitante d​o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da​ Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia – UFBA, onde realiza Pós-Doutorado. ​Vem desenvolvendo oficinas no Brasil, na Itália, em Portugal e na Alemanha. Investiga movências, migrações e deslocamentos, com foco em insurgências e textualidades afro-brasileiras. Integra o Intervalo fórum de arte e desenvolve projetos em colaboração com a Casa do Benin e o Museu Afrobrasileiro, em Salvador. No período da pandemia, vem desenvolvendo modos de estimular processos artísticos à distância, coordenando oficinas, residências e cursos, como a oficina Densidade de artes visuais e dança, com Morena Nascimento, cursos-oficinas de escrita em processos artísticos, a residência artística F(r)icções e o curso online Gestos Artísticos em tempos de crise, junto com Ines Linke. Publicações recentes: Nkaringana: objetos e histórias em trânsito (2020), O exílio pode ser casa? Poéticas e refúgios singulares (2021), 4 inutilezas para um mundo bárbaro (2021).

Laura Benevides

Assistente de curadoria

Pesquisadora, artista e arquiteta. Mestranda em História da Arte Argentina e Latinoamericana (IDAES/UNSAM), formada no Bacharelado Interdisciplinar em Artes (IHAC/ UFBA) e em arquitetura e urbanismo (UNIFACS). Investiga possíveis atravessamentos entre arte e arquitetura a partir de ocupações efêmeras do espaço e de práticas curatoriais, com interesse pela intersecção entre arte e política na produção artística latinoamericana. Nos últimos anos têm se dedicado a uma prática interdisciplinar entre arte gráfica, cenografia, expografia e curadoria. Coordenou o grupo de estudos Revoada – Práticas Artísticas Insurgentes (Uncool Artist, 2020). É colaboradora do grupo de pesquisa urbanidades (PPGAV/UFBA). É curadora da exposição virtual “A exceção e a regra: emergências urbanas”.

Edson Macalini

Artista

Artista, Doutorando e Mestre em Artes Visuais pelo PPGAV/UDESC – SC, com Licenciatura em Artes Visuais pela FAP/UNESPAR. Atuo como pesquisador e professor de desenho artístico no CARTES/UNIVASF. Meus procedimentos de criação envolvem uma série de ações, deslocamentos e investigações poéticas que criam intersecções através de registros de percursos, coletas, narrativas e fricções, como uma arqueologia dos lugares visitados. Sem se prender aos materiais, formas e técnicas, seja no gesto ou ato de coletar, fotografar ou desenhar que se expandem em instalações, escritos e publicações de artistas

Henrique Reis

Artista

Bacharel Interdisciplinar em Artes pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduando em Artes Visuais na mesma instituição. Tem produção nos campos da gravura e do desenho.

Julia Milward

Artista

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora [BR] e em Artes Plásticas pela Université Paris 8 [FR]. Mestre em Fotografia Contemporânea pela École Nationale Supérieure de la Photographie [FR] e em Artes Visuais/Poéticas Contemporâneas pela Universidade de Brasília [BR]. Doutoranda em Artes Visuais/Deslocamentos e Espacialidades pela Universidade de Brasília [BR]. Expôs coletivamente 51 vezes em 4 países diferentes [Brasil, França, China, Canadá]. Individualmente, 8 vezes. Participou de 16 publicações e 4 residências artísticas. Ganhou 5 prêmios [Arca-Suiss + Transborda Brasília + Funarte + Salão de Guarulho + Diário Contemporâneo] e foi indicada para um outro [Pipa].

Lanussi Pasquali

Artista

Natural de Riozinho, Rio Grande do Sul, 1972. Artista visual, trabalha com esculturas, instalações e objetos em tecido. Gosta de corte e costura, bordados e outros afazeres lentos e esquecidos. Mestre em artes visuais pela UFBA, gosta de dar aulas, de orientar pesquisas poéticas, de encontros e conversas sobre arte. Vive e trabalha em Salvador desde 2002.

Lara Perl

Artista

fotógrafa, editora e artista visual. em seu trabalho, propõe a construção de pequenas narrativas e universos a partir de encontros e fragmentos coletados nos territórios por onde caminha, transitando livremente entre palavra, fotografia e arquivos diversos. investiga as possibilidades do livro como um objeto para o futuro, explorando relações entre texto e imagem. desde 2016, publica projetos de artistas baianos na editora gris. atualmente é mestranda em processos de criação artística no programa de pós graduação em artes visuais da universidade federal da bahia.

Laryssa Machada

Artista

artista visual, fotógrafa e filmmaker. nascida em porto alegre – RS, atualmente vive em salvador – BA. constrói imagens enquanto rituais de descolonização e novas narrativas de presente-futuro. estudou jornalismo, ciências sociais e artes. seus trabalhos discutem a construção de imagem sobre lgbt’s, indígenas, povo da rua – caminhando pela desinvasão brazil.

morani

Artista

Nascido em Nilópolis, na Baixada Fluminense em 1997. Trabalho e resido na cidade do Rio de Janeiro. Procuro ocupar-me do exercício contínuo de implicação no/ao mundo como orientador do gesto artístico, delineando uma prática de experimentação outra com (o avesso d)a linguagem e traduzindo a negociação de subjetividade em mobilizar estratégias de permanência e circulação.

Rafael Ramos

Artista

Nascido e baseado em Salvador, Bahia. Formado em Design pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia), é fotógrafo, filmmaker, e editor. Trabalha com diversas ferramentas de criação, tanto analógicas como digitais, para lidar com a imagem. A documentação é a linguagem mais utilizada nos seus últimos trabalhos, explorando as relações do território e habitação no seu bairro e outros locais em Salvador e interior da Bahia.

Sarah Hallelujah

Artista

É Artista Visual, nasceu na cidade de São Paulo em 1979. Professora de cerâmica da Universidade Federal do Vale do São Francisco em Juazeiro – Bahia – Brasil. Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde investiga a caminhada no semiárido baiano como prática artística. Graduou-se em Artes Plásticas na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (2004), é Mestra em Processos Criativos nas Artes Visuais (2011). Participou de diversas exposições individuais, coletivas e Salões de arte, sendo premiada em 2008 no Salão de Artes Visuais de Itabuna com o prêmio Fundação Cultural do Estado da Bahia. Já realizou três exposições individuais: a primeira em 2004 intitulada Cicatrizes e Incisões, em 2007 na Galeria Solar Ferrão em Salvador/Ba intitulada Entre Pedras e Corpos e a última em 2010 Matéria Efêmera na galeria ACBEU/Ba. Em 2010 participou da II Trienal de Luanda em Angola.

Victor Mota

Artista

Artista visual nascido e baseado em Salvador, Bahia. Bacharel em Artes atualmente cursa Especialização em Estudos Contemporâneos em Dança, ambos na UFBA. Atua na encruzilhada entre a performance, o vídeo e a fotografia, experimentando a criação e (re)criação de imagens, caminhos, pontos de partida, chegadas e encontros corporificados.